Thursday, March 23, 2006

Des ou Importantes?

Desemportantes e importantes, assim são classificadas as coisas nesse país. Atualmente estamos vendo no nosso Congresso Nacional um "acordão" - leia pizza à moda da casa - acertado para inocentar nossos parlamentares envolvidos no escândalo do mensalão. A base para a realização da maracutaia é a de que o povo tem memória curta.

Eu não diria isso, acho que os nossos queridos parlamentares estão enganados, o povo não têm memória curta, têm memória seletiva, o que é uma coisa bem diferente. Experimente fazer uma pesquisa. Saia na rua e pergunte para a geração que hoje tem 50 anos ou mais: qual foi a escalação da Seleção Brasileira na Copa de 1970?

Vou dar a escalação aqui, para aqueles que não sabem: Félix, Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza e Everaldo, Clodoaldo, Gérson e Pelé Jairzinho, Tostão e Rivellino; técnico: Zagallo.

O resultado da pesquisa vai lhe surpreender, tenho quase certeza que 60% darão a exata escalação, 80% saberão quase todo o time, e 100% serão capazes de indicar pelo menos seis ou mais jogadores.Falei num aspecto masculino, a escalação da seleção. Troque de pergunta, questione sobre o elenco de uma telenovela para as mulheres, e você obterá aproximadamente os mesmos resultados.

Viram como o nosso problema não é de memória? Temos boa memória para as coisas "importantes"; para as coisas que nos interessam. Faça outra pesquisa - que já foi feita várias vezes! - e pergunte em quem os brasileiros votaram para senador, deputado federal, estadual e vereador nas últimas eleições. Nem preciso dizer, vocês já imaginam qual será o resultado.

É por essas e por outras que nós continuamos sendo esse povo infante, que não amadurece como nação.

No comments: